Comunicados à imprensa | 21/06/2022 Liebherr apresenta a nova geração de centrais misturadores na Bauma

• Sua construção modular atende praticamente todas as combinações solicitadas pelos clientes
  • Diferentes classes de desempenho em um só sistema
  • Conversores de frequência reduzem o consumo de energia em até 30%
  • Maior precisão de pesagem reduz o consumo de cimento

Há mais de 60 anos a Liebherr vem desenvolvendo e comercializando centrais misturadoras para a produção de concreto. Toda esta experiência foi agora incorporada ao desenvolvimento de um novo sistema modular inovador. A empresa apresentará a nova Betomix ao público pela primeira vez na Bauma, e esta nova versão estará disponível a partir de 2023.

A nova central misturadora Betomix com conceito de construção modular é apresentada ao público pela primeira vez na Bauma.

Imagem única, web (145 KB)

As novas versões de centrais misturadoras Betomix e Mobilmix podem ser combinadas de forma flexível a partir de módulos pré-fabricados, que podem substituir vários modelos anteriores. Para os clientes, isso significa: Mais liberdade na configuração das centrais, prazos de entrega mais curtos, montagem mais rápida e maior disponibilidade de peças. As melhorias nos acionamentos também reduzem o consumo de energia em até 30 % e aumentam a precisão de pesagem, proporcionando uma economia de até 7,5 kg de cimento por metro cúbico de concreto.

Atinja o seu objetivo mais rapidamente com módulos

O novo conceito é baseado em um projeto modular implementado de forma consistente. Os módulos individuais podem ser planejados e fabricados independentemente uns dos outros, e combinados ainda com outros módulos. Eles são quase completamente montados e cabeados na fabrica da Liebherr. Após os testes, os módulos são entregues ao cliente como unidades completas e independentes. Economia no transporte: As dimensões dos módulos são otimizadas e não ultrapassam três metros de largura. Isto torna dispensável a utilização de transportes especiais para quase todas as combinações da central. Devido ao seu conceito inovador, os módulos podem ser rápida e eficientemente montados e colocados em operação no local de instalação.

Um conceito, muitas soluções

Dependendo das necessidades do cliente, os sistemas misturadores podem ser instalados na unidade básica. A Liebherr utiliza seus próprios misturadores de eixo vertical ou duplo eixo horizontal. São possíveis capacidades de produção de 100 â 210 m³ de concreto misturado por hora. Diversos acessórios podem ser intregrados facilmente. Diversas opções de instalações de armazenamento dos agregados podem ser incorporadas, tais como um silo torre. Até mesmo o revestimento opcional de inverno é padronizado para todas os modelos. Tudo pode ser combinado.

Conversores de frequência asseguram uma maior eficiência de energia e recursos

Para economizar até 30% de energia, os conversores de freqüência controlam os acionamentos do misturador e do carregador, e otimizam o processo de mistura como um todo. Os processos de mistura híbridos e tempos de mistura mais curtos são fáceis de implementar, evitando picos de energia. O desgaste também é consideravelmente reduzido devido ao arranque e parada suave dos motores. São os conversores de freqüência que oferecem o maior e mais importante beneficio na dosagem do cimento com uma precisão de +/- 0,5 %. Utilizando-se uma receita padrão com consumo de 300 kg de cimento por metro cúbico de concreto, é possível economizar até 7,5 kg de cimento - o que é um argumento importante para a nova geração de centrais misturadoras do ponto de vista ambiental e financeiro.

Versão móvel

A versão móvel da nova geração de centrais misturadoras é comercializada sob o nome de Mobilmix. Graças a praticidade dos módulos, ela pode ser transferida de um local para outro rapidamente. Os clientes podem escolher o grau de mobilidade da central misturadora. As seguintes opções são possíveis para o uso móvel: Fundação de aço, painel elétrico integrado, Silo móvel de agregado em linha sobre fundações de aço incluindo paredes dobraveis, e silo móvel de cimento, também sobre fundações de aço. A central também pode ser opcionalmente equipada com um sistema móvel de enclausuramento. A versão móvel também estará disponível a partir de 2023.

Elevador de alimentação (skip) vertical

Um exemplo de conceito modular é o elevador de alimentação (skip) vertical. Pode simplesmente ser “anexado” à respectiva central misturadora, independentemente da capacidade de produção da mesma. Diferentes níveis de altura dos silos de armazenamento de agregados são mais fácilmente alcancaveis com o elevador de alimentação (skip) vertical do que com uma construção inclinada. Devido a construção vertical, é necessário 20 % menos espaço para instalação. O elevador é projetado como um elemento estruturalmente independente e está disponível tanto para as versões fixas como para as móveis das novas centrais misturadoras.

Trabalho confortável graças a um conceito de espaço bem pensado

Todas as áreas de acesso da central misturadora foram generosamente dimensionadas e oferecem espaço suficiente, garantindo manutenção e limpeza simplificadas. Há também espaço suficiente para a disposição de recipientes adicionais, como por exemplo, para a dosagem de fibra de aço. Uma talha de corrente pode ser instalada na plataforma de pesagem que pode ser usada para elevar cargas de até 1.000 kg até a altura de trabalho. A altura útil também foi melhorada em toda a área interna. Todas as escadas e degraus têm um metro de largura como padrão. O sistema de limpeza de alta pressão do misturador completamente revisado "LiClean", juntamente com o modo de limpeza "em marcha lenta", permitem resultados ótimos de limpeza com um alto nível de segurança. Além disso, mediante solicitação, está disponível um sistema de limpeza automático para o funil de carga do caminhão betoneira. Os clientes Liebherr já estão convencidos com o sistema de limpeza LiClean, economizando muita água e tempo no processo.

A melhor qualidade

Os módulos totalmente galvanizados são absolutamente duráveis e robustos. Os módulos são pré-cabeados na fábrica. Os requisitos de qualidade dos respetivos passos de montagem são verificados e documentados através dos chamados Q-Gates. Os módulos “plug-in” podem ser conectados imediatamente no local de instalação. A colocação em funcionamento sem problemas é garantida devido aos módulos testados previamente.

Aqui você encontra a nota à imprensa e as imagens para download

Nota à Imprensa Português DOCX (478 KB)

Klaus Eckert

Liebherr-Mischtechnik GmbH