Notícias | 24/03/2020 Obra residencial se beneficia de métodos construtivos eficientes, com a utilização de guindastes de torre

• Guindastes de torre Liebherr operam em diferentes funções e se aplicam a diferentes métodos construtivos
  • Com guindastes de torre Liebherr, construtora reduziu custos com mão de obra e aumentou a produtividade
  • Guindaste automontável Liebherr, com 12 anos de uso, robustez e versatilidade no abastecimento de materiais de acabamento

Obra na cidade de Bagé (RS) aproveita as vantagens dos guindastes de torre Liebherr para ganhar em eficiência. Posicionados estrategicamente, o guindaste de torre flat-top 85 EC-B 5b e o guindaste de torre automontável 32TT operam para movimentação de pré-moldados, formas para paredes de concreto e materiais de acabamento da obra.

Guindastes de torre Liebher 85 EC-B 5b e 32 TT operam em obra do Residencial Moros, em Bagé (RS).

Imagem única, web (210 KB)

O guindaste de torre Liebherr 85 EC-B 5b é utilizado pela Dallé Construtora para a construção de quatro torres residenciais, do Residencial Los Moros, com 36 apartamentos cada. O equipamento foi posicionado estrategicamente para operar desde a fundação e a construção do subsolo, com estruturas pré-fabricadas de concreto de até 2,5t, e a construção dos nove pavimentos (mais térreo), com o transporte de formas de aproximadamente 1,5t para paredes de concreto do residencial.

Com a utilização desses dois métodos construtivos (pré-fabricados e paredes de concreto), a Dallé Construtora conseguiu reduzir sua mão-de-obra para 25 pessoas, mantendo um ritmo de entrega de até 10 apartamentos por semana. Além de agilidade para a obra, com o guindaste de torre 85 EC-B 5b, a construtora teve uma sensível redução no número de afastamentos dos colaboradores (por questões ergonômicas), já que o equipamento se encarrega da parte pesada da obra. Também, com menos pessoas no canteiro e com o guindaste de torre para fazer o transporte de material, a organização do local pode ser melhor realizada. De forma geral a utilização destes equipamentos proporciona um sensível incremento nos aspectos relacionados à segurança e a qualidade de vida no trabalho dos colaboradores da empresa.

O 85 EC-B 5b, foi posicionado de forma a contribuir em todas as etapas do projeto, otimizando o fluxo de insumos para a obra: com o guindaste de torre, o manuseio horizontal e vertical dos materiais da obra é feito de maneira mais rápida e segura. Também operou na instalação das escadas, pré-fabricadas, que além da alta qualidade, puderam ser utilizadas pelo pessoal da obra quase que imediatamente após sua instalação, melhorando o fluxo de pessoas no local, como um todo.

O guindaste de torre 85 EC-B 5b realizou praticamente todas as atividades da obra, ficando para a bomba de concreto, o bombeamento do concreto para dentro das formas. Até mesmo a concretagem da fundação, que foi realizada em uma época chuvosa, foi feita com o guindaste de torre (utilizando-se uma caçamba de concreto), evitando manobras de caminhões no canteiro de obra em terreno de terra molhada.

O 85 EC-B 5b, foi montado com 50 metros de lança, sobre base cruciforme e com mais de 40m de altura livre de gancho.

Automontável 32TT

Um guindaste de torre Liebherr, automontável, 32TT, com 12 anos também opera nas obras do Residencial Los Moros. Ele tem sido utilizado principalmente para o abastecimento de materiais de acabamento da obra, que são rapidamente descarregados do caminhão e posicionados diretamente em plataformas na fachada do edifício, fornecendo material para diferentes andares.

O equipamento conta com uma lança inclinada, o que permitiu utilização com altura livre de gancho de 31 metros. O guindaste automontável 32TT, que opera com lança de 30 metros de comprimento, foi patolado em uma rua com pouca circulação ao lado da obra.

Produtividade e redução de custos operacionais

Com a utilização de métodos construtivos mais modernos e a busca por redução dos custos e prazos das obras, os guindastes de torre Liebherr se mostram particularmente confiáveis e versáteis, já que podem realizar uma variada gama de atividades, de transporte de materiais para obra, pré-moldados, formas, materiais para acabamentos e até serviços de concretagem