Comunicados à imprensa | 08/04/2019 Transporte econômico com lança telescópica de 60 metros – a Liebherr apresenta seu novo LTM 1110-5.1 na Bauma

• Guindaste móvel de 110 toneladas com lança telescópica de 60 metros
  • Projetado para cargas de vários eixos – o LTM 1110-5.1 oferece mobilidade global
  • Novo sistema de tração – partida e manobra aprimorados com o ZF TraXon DynamicPerform
  • VarioBase®Plus – nova tecnologia de suporte abre caminho para capacidades de carga ainda maiores
  • A Liebherr apresentará um protótipo na Bauma 2019

Alta capacidade de carga com uma lança telescópica longa, juntamente com uma excelente mobilidade global, é a principal característica do novo LTM 1110-5.1, que será apresentado pela Liebherr na Bauma. O novo guindaste de 5 eixos alcança cargas de eixo de 12 toneladas com 13,1 toneladas de contrapeso, mas também pode ser operado com um peso bruto de menos de 48 toneladas, com uma carga máxima por eixo de 10 toneladas. Com contrapeso máximo de 28,7 toneladas, ele permanece abaixo de uma carga por eixo de 15,5 toneladas. Um sistema de troca rápida para as placas de contrapeso garante flexibilidade máxima às modificações. A base de suporte variável VarioBase® proporciona capacidades de carga particularmente altas com seus suportes traseiros alargados. A Liebherr a batizou de VarioBase®Plus.

Liebherr apresenta o LTM 1110-5.1 de cinco eixos na Bauma.

Imagem única, web (164 KB)

Mobilidade e desempenho de alto nível

As demandas do projeto do novo guindaste de 5 eixos Liebherr, na gama de menor capacidade de carga, foram altas e, em parte, contraditórias. Por um lado, era preciso um peso bruto baixo para proporcionar um alto nível de mobilidade e, por outro, o objetivo era atingir as maiores capacidades de carga possível mesmo com uma lança telescópica longa. O resultado é que, embora o novo LTM 1110-5.1 seja leve, atingindo um peso bruto de 48 toneladas com cargas de eixo inferiores a 10 toneladas, ele apresenta uma lança telescópica de 60 metros e um contrapeso máximo de apenas 28,7 toneladas, o que permite um desempenho que rivaliza com o de guindastes móveis similares no mercado. Mesmo em países em que os guindastes móveis com uma carga por eixo de 12 toneladas podem rodar nas estradas, os operadores vêm demandando há algum tempo a possibilidade de remover o contrapeso para operar com carga por eixo de 10 toneladas. Essa versão oferece grandes benefícios para o licenciamento e procedimentos de aprovação de rotas.

Ótimo desempenho com a lança telescópica de 60 metros e a VarioBase®Plus

A capacidade de transportar até 13,1 toneladas de contrapesos com um peso por eixo de 12 toneladas é um excelente recurso para um guindaste de 5 eixos. Isso significa que os operadores de guindastes podem completar a grande maioria das tarefas a baixo custo sem ter que transportar contrapeso adicional. Além disso, a VarioBase® opcional gera um ganho significativo na capacidade de carga nas zonas acima das patolas. Os engenheiros Liebherr foram ainda mais longe com o novo guindaste de 110 toneladas – as patolas traseiras têm um design de estágio duplo e uma largura de patolamento de 8,3 metros, ou seja, 1,3 metro mais larga do que as patolas frontais. Isso aumenta ainda mais a capacidade das patolas traseiras. A Liebherr chama a combinação entre a base de apoio trapezoidal e a variável de VarioBase®Plus.

Com um comprimento de 60 metros, a lança telescópica do LTM 1110-5.1 é uma das mais longas de sua classe de guindastes. Além disso, há uma lança dobrável de 10,8 a 19 metros, a qual, opcionalmente, também pode ser ajustada hidraulicamente entre 0° e 40°. Duas seções treliçadas de 7 metros também podem ser instaladas para estender a lança telescópica e assim alcançar a altura máxima do gancho. Isso significa que o sistema do novo guindaste móvel de 110 toneladas apresenta o mesmo comprimento que o do LTM 1130-5.1. Uma lança de montagem de 2,9 metros e um distribuidor, que pode ser posicionado ao lado, completam a lista de equipamentos.

A mais recente tecnologia de tração com ECOdrive e ECOmode

Um motor diesel Liebherr de seis cilindros no carro inferior produz 400 kW/544 hp, possui torque de 2.516 Nm, fornecendo ao LTM 1110-5.1 toda a potência necessária. O motor satisfaz a nova diretriz de emissões de estágio V e também pode ser construído para cumprir os regulamentos aplicáveis em países de fora da Europa, por exemplo, Tier 4f para os EUA ou estágio III para países com pouca regulamentação.

A nova caixa de transmissão ZF-TraXon é usada para transmitir a potência aos eixos do guindaste. Assim como ocorre com sua predecessora, a AS-Tronic, as 12 engrenagens são trocadas automaticamente. ECOdrive é um dos novos recursos. O modo eco oferece propriedades de tração aprimoradas que ajudam a economizar o combustível e a reduzir o ruído. Enquanto isso, o Hillstart Aid facilita o início de gradientes. A versão "DynamicPerform" da caixa de transmissão TraXon com uma embreagem multidiscos refrigerada a óleo é utilizada no novo LTM 1110-5.1, a primeira vez que foi usada em um guindaste móvel. Ela melhora a partida e as manobras em um nível semelhante ao de uma caixa de transmissão com um conversor de torque. A ZF usada pela Liebherr no desenvolvimento da TraXon DynamicPerform e sua integração no sistema de transmissão de guindastes móveis.

A Liebherr continuou sua estratégia de motor único no novo LTM 1110-5.1 com uma unidade de tração mecânica para a superestrutura. A redução de peso decorrente da eliminação do motor da superestrutura dos modelos predecessores foi usada para fornecer uma lança mais longa e maior contrapeso com uma carga por eixo de 12 toneladas.

De acordo com os mais recentes desenvolvimentos da série de guindastes móveis Liebherr, o novo LTM 1110-5.1 também apresenta o ECOmode para reduzir o consumo de combustível e as emissões de ruído nas operações dos guindastes. De um lado, o acionamento da bomba pode ser completamente desconectado de forma automática quando o motor está em ponto morto e pode ser reconectada em questão de segundos pelo controlador inteligente sempre que necessário. Por outro lado, o controlador do guindaste calcula a velocidade perfeita do motor para a velocidade de trabalho usando a alavanca de controle para evitar velocidades desnecessariamente altas do motor. Isso resulta na redução do consumo de combustível em até 10% durante as operações do guindaste.

Aqui você encontra a nota à imprensa e as imagens para download

Nota a Imprensa: Guindaste Móvel LTM 1110-5.1 ZIP (2,7 MB)
Dossiê para a imprensa: Bauma ZIP (267,9 MB)

Wolfgang Beringer