Comunicados à imprensa | 31/05/2022 Porto Chibatão e Liebherr celebram contrato para aquisição de quatro novos LBS 800

• O LBS 800 é o maior guindaste portuário do mundo em seu segmento
  • Guindaste projetado para píer flutuante
  • Mais de 15 anos de parceria com o Porto Chibatão

O Grupo Chibatão e a Liebherr celebraram durante a Intermodal 2022 um contrato para a renovação da frota de guindastes para o Porto, que fica às margens do Rio Negro, em Manaus (AM). O modelo LBS 800 é considerado o maior guindaste portuário instalado sobre píer flutuante do mundo, com um alcance de até 66 metros. Com o contrato, o Grupo Chibatão e a Liebherr consolidam ainda mais a parceira de longa data.

O contrato celebrado com o Sr. José Ferreira de Oliveira, também conhecido como Sr. Passarão, administrador do Grupo Chibatão, consolidou a grande parceria e de longa data com o Grupo Liebherr. Os guindastes LBS 800 são uma derivação do guindaste móvel portuário LHM 800 e serão instalados sobre píeres flutuantes. Sempre visionário, o Sr. Passarão afirma que acredita na recuperação da economia mundial e brasileira, e precisa estar preparado para acomodar o crescimento das exportações, importações e cabotagem no Brasil e principalmente na Região Norte do país.

Durante a Feira Intermodal, realizada Março desse ano, o Grupo Chibatão confirmou toda a perseverança dos armadores no equilíbrio de suas matrizes logísticas e preparação para a retomada do volume. De acordo com o Sr. Jhony Fidelis, Diretor Executivo do Grupo Chibatão, “A iniciativa do Sr. Passarão, supera as expectativas de todos os armadores que operam em Manaus, além do Polo Industrial de Manaus e Comércio. O investimento parcial realizado em Março de 2022, trará mais desenvolvimento profissional, empregos, e, principalmente, mais infraestrutura portuária para o Estado do Amazonas. Assim mantemos o compromisso de melhor atender os nossos clientes”.

Para o Sr. Ângelo Maia Telles, Gerente Divisional Comercial da Liebherr Brasil, responsável pelas áreas de Guindastes Marítimos, Guindastes sobre Esteiras HD e Equipamentos para Fundação: “O Grupo Chibatão e a Liebherr tem um relacionamento que vai além de cliente e fornecedor. Trata-se de uma parceria que cresce ao longo dos anos, consagrada com a aquisição dos novos modelos LBS 800. Podemos afirmar que hoje o Porto Chibatão é um porto “exclusivo” Liebherr, já que conta com 38 equipamentos da nossa linha de produtos em operação, além dos quatro novos LBS 800 a serem entregues em 2023”.

LBS 800

O modelo LBS 800 é diretamente derivado do já reconhecido no mercado LHM 800, o maior guindaste móvel portuário do mundo. A principal diferença entre eles é que o LBS 800 é especialmente projetado para operar em píers flutuantes.

Este equipamento é fabricado com tecnologia de última geração, possuindo sistemas inovadores de monitoramentos a distância, ferramenta essencial tanto para equipe de manutenção, quanto operação. O acionamento hibrido (Diesel ou elétrico) garante a disponibilidade operacional nos mais altos níveis e o spreader “twin-lift” proporciona ainda mais velocidade com a operação simultânea de dois contêineres de 20 pés.

A série LBS está bem adaptada para movimentar cargas entre navios oceânicos (até a classe Super Post-Panamá) e barcaças, bem como pequenos barcos fluviais em vias navegáveis interiores. Além disso, a Liebherr oferece tecnologias de acionamento que buscam maior eficiência e alinhadas com a preservação do meio ambiente, que aumentam a produtividade e simplificam a movimentação portuária.

Parceria de sucesso

A história e parceria do Grupo Liebherr com o Grupo Chibatão teve início em 2007. Sempre pioneiro, o Porto Chibatão, por meio do Sr. Passarão, adquiriu naquele ano uma frota de guindastes Liebherr e, ao final de 2009, totalizava seis unidades do modelo FCC 280R em operação. À época, o objetivo era alavancar ainda mais a capacidade operacional do Porto.

Em 2012, para aumentar a mobilidade e otimizar a área de armazenamento de contêineres, o Grupo Chibatão adquiriu seus primeiros RTG’s, guindastes para movimentação de contêineres no pátio. Hoje conta com 20 unidades deste modelo de guindaste em operação.

Em 2013, adquiriu os primeiros guindastes modelo LBS 600, que foram instalados sobre píeres flutuantes. Este modelo é uma derivação do LHM 600, que era o maior guindaste móvel portuário do mundo na época, aumentando ainda mais a capacidade operacional, com guindastes mais rápidos e com maior alcance. Em 2020 eram 12 unidades do LBS 600 em operação no Porto.

Em 2022, uma vez mais se preparando para a demanda futura, o Porto Chibatão investe novamente em equipamentos Liebherr de última geração, sendo inicialmente quatro unidades do modelo LBS 800 que tem alcance de até 66 metros na condição sobre píer flutuante, sendo o maior desse tipo hoje no mundo. A expectativa é que novos pedidos sejam feitos em breve.

Angelo Telles complementa : “Além da venda dos equipamentos, a parceria estende-se em contratos de manutenção, treinamentos personalizados para as equipes de operação e manutenção do Porto Chibatão, e uma troca continua de informações entre as empresas. Nosso objetivo é proporcionar ao Grupo Chibatão alta confiabilidade, segurança e qualidade operacional para que possa atender com excelência a todos seus clientes e armadores”.