08/04/2019 Liebherr Components aposta em novos materiais

• Portfólio de produtos feitos em plástico reforçado com fibras de carbono (CFK) é ampliado
  • A Liebherr apoia os seus clientes no projeto e implementação de produtos CFK
  • Expertise da Liebherr durante todo o processo de desenvolvimento e fabricação dos produtos

Liebherr Components inclui produtos feitos em plástico reforçado com fibras de carbono (CFK) em seu portfólio. Assim, a Liebherr conta com sua experiência na produção robusta de componentes metálicos e a traduz no desenvolvimento e aplicação de materiais inovadores.

Inovadores processos de enrolamento através de produção robotizada de produtos de plástico reforçado com fibras de carbono (CFK).

Atualmente a Liebherr está trabalhando no desenvolvimento e aplicação de componentes de baixo peso em vários projetos de pesquisa de desenolvimento. A estreita colaboração com os clientes é de vital importância. Os projetos vêm da fábricade cilindros hidráulicos em Kirchdorf an der Iller (Alemanha). No futuro, a gama de produtos finais feitos de materiais compostos destina-se a ir muito além do simples fornecimento de cilindros hidráulicos. O objetivo é aplicar soluções de peso otimizado, especialmente onde eles não só fazem sentido econômico, mas também oferecem alto valor agregado. Isso significa alcançar novas dimensões com características personalizadas.

Entretanto, o mercado e a tecnologia oferecem uma variedade de materiais em fibra, sistemas matriciais e processos de fabricação. O composto pode ser fabricado com uma grande variedade de matérias-primas e determinando a orientação das fibras de reforço. Ao adaptar a rigidez, resistência e densidade, o material pode ser ajustado individualmente a uma ampla variedade de perfis profissionais.

Com o conhecimento especializado em materiais compostos em fibra, as soluções implementadas dão uma nova dimensão ao desempenho de cada componente e de todo o sistema. Ao substituir seletivamente os materiais convencionais, a Liebherr otimiza o peso e o desempenho de componentes individuais, módulos e até sistemas completos. Assim, além dos ganhos de desempenho estático e dinâmico, é gerado mais valor agregado. Aqui encontra-se resistência à corrosão, características especiais de amortecimento ou vantagens das expansões térmicas ajustáveis.

A competência interna

A Liebherr busca sempre a metodologia de produzir os seus próprios componentes e, assim, ter o know-how necessário em suas próprias mãos. A Liebherr também permanece fiel a este lema no que diz respeito ao desenvolvimento e fabricação de soluções compostas em fibra. É assim que ocorre o processo completo de desenvolvimento dos produtos - desde a análise de requisitos e seleção de materiais e processos até à produção de componentes na fábrica no distrito de Kirchdorf em Oberopfingen (Alemanha).

Para a Liebherr, o desenvolvimento e fabricação de componentes CFK significa não só uma análise completa da aplicação do cliente, mas também a consideração o sistema geral e seu ambiente. Do dimensionamento geral à construção em fibra, a Liebherr proporciona uma análise de componentes altamente detalhada para otimizar o laminado de fibra composta. Encontra-se a combinação ideal para cada aplicação, levando-se em conta o custo, desempenho e número de peças. Na produção, a Liebherr conta com processos automatizados e equipamentos de ponta que permitem o processamento eficiente e cuidadoso de matérias-primas. A contínua melhoria dos processos, bem como a integração no sistema de gestão da qualidade existente, garantem uma qualidade elevada e constante, também na área dos materiais compostos.