Comunicados à imprensa | 29/09/2022 360° para 100% de conforto: Sistema de visualização surround da Liebherr para máquinas móveis

• A Liebherr-Components apresenta o LiXplore® como a nova linha de soluções de monitoramento com câmara digital.
  • O olho de águia do LiXplore como variante 360° oferece aos operadores de máquina uma visualização surround ideal e permite aos usuários uma calibração fácil e rápida.
  • Um componente fundamental dos sistemas é a câmera digital inteligente MDC3, que se destaca com sua qualidade de imagem consistentemente alta.

Na Bauma 2022, o segmento de produtos components da Liebherr apresentará o LiXplore®, sua nova linha de sistema de monitoramento com câmara digital. Os usuários podem escolher entre diferentes versões e funções adicionais inteligentes dependendo das suas necessidades. Os componentes comprovados – a câmara digital inteligente MDC3 e o controlador de display DC5 – garantem a robustez e qualidade de todo o sistema.

Tudo ao redor na imagem: O sistema de câmara digital 360° LiXplore Bird's Eye oferece mais conforto aos operadores da máquina ao proporcionar uma visualização surround completa do ambiente de trabalho das suas máquinas.

Imagem única, web (95 KB)

O monitoramento permanente e preciso dos processos e rotas de trabalho é um desafio para os operadores de máquinas móveis. Seja equipamento de construção, maquinário agrícola ou empilhadeiras, os pontos cegos devido ao tamanho da máquina, bem como os obstáculos no campo de visão comprometem a visualização a partir da cabine. Condições ambientais exigentes, como vibração, fortes flutuações de temperatura e umidade se somam às dificuldades.

Os sistemas de monitoramento por câmera são uma solução ideal quando se trata de monitorar os processos de trabalho em vários locais de operação simultaneamente. Eles podem exibir várias visualizações em um único monitor, por exemplo as partes traseira e dianteira de uma colheitadeira. A vantagem de uma tecnologia de câmara digital em relação a uma analógica é a qualidade e nitidez da imagem. As câmeras de alta resolução da Liebherr oferecem imagens detalhadas e resultados com mais eficiência e conforto para o operador.

“Durante mais de dez anos, temos produzido câmeras de Ethernet e displays digitais para máquinas móveis. Agora estamos mesclando nossa experiência e conhecimento à linha de produtos LiXplore®”, afirma Alexander Bertsch, Chefe da Linha de Produtos de Sensores da Liebherr-Elektronik GmbH em Lindau (Alemanha). Os sistemas de monitoramento por câmera da Liebherr oferecem um alto grau de flexibilidade. Desde a quantidade de câmaras digitais, dos ângulos do campo de visão, até o tamanho do display, os usuários podem criar seu sistema de acordo com seus requisitos.

Variante de 360° como sistema de assistência inteligente

A variante 360° LiXplore® Bird's Eye oferece aos operadores uma visualização surround completa do ambiente de trabalho da máquina. O sistema mescla perfeitamente as imagens de quatro câmeras montadas em uma única visualização de olho de águia. Em comparação às soluções de visualização surround convencionais, a maioria analógicas, que requerem uma unidade de comando adicional (ECU, na sigla em inglês), o sistema é, portanto, simples na arquitetura e conectado de forma econômica.

Além da visualização de olho de águia clássica, o sistema permite que os usuários definam visualizações e sobreposições detalhadas de acordo com seus requisitos e atribuam as teclas de função correspondentes ao display. Os operadores podem alternar entre as visualizações de forma rápida e intuitiva com o toque de um botão.

Calibração simples e rápida

Antes da operação, os usuários primeiro têm que ajustar ou calibrar seu sistema de visualização surround, uma tarefa demorada que não deve ser subestimada, especialmente com uma grande quantidade de máquinas. Ao desenvolver o Bird's Eye, o segmento de produtos components da Liebherr, portanto, deu bastante importância a um sistema simples que pode ser calibrado em apenas alguns minutos. As esteiras de calibração não precisam ser colocadas precisamente, assim como as distâncias para outros objetos não precisam ser medidas. O Bird's Eye é, portanto, ideal para qualquer pessoa que deseje economizar tempo e dinheiro com um processo de comissionamento sem percalços.

Câmara digital inteligente MDC3: o coração do sistema

Para a série de produtos LiXplore, a Liebherr conta com a câmera MDC3 de alto desempenho. A funcionalidade HDR garante continuamente imagens de alto contraste sem sobre ou subexposição, mesmo em ambientes de trabalho muito escuros e em condições de luz voláteis do claro para o escuro. As câmeras altamente robustas são baseadas em anos de experiência fruto da operação em setores desafiadores, como construção ou maquinaria agrícola.

A Liebherr apresentará uma nova linha de sistemas de monitoramento por câmera entre 24 e 30 de outubro na Bauma 2022, em Munique (corredor A4, estande 326).

Aqui você encontra a nota à imprensa e as imagens para download

Nota à Imprensa Português DOCX (89 KB)

Alexandra Nolde

Liebherr-Components AG