06.06.2017
Substituição do implemento em escavadeira Liebherr usada amplia alcance da máquina e otimiza operação em mineração

  • Solução ampliou o alcance de escavação da máquina
  • Mais estabilidade e segurança
  • Mais estabilidade e segurança


Escavadeira Liebherr da classe de 70 toneladas, a R 964 C, teve braço e lança substituídos por implemento de maior alcance em uma grande mineração do estado de Minas Gerais, para operar no desassoreamento de canais de rejeitos.

Implemento da escavadeira hidráulica R 964 C foi substituído permitindo um alcance de 12,65 metros para operação no desassoreamento de canais

Implemento da escavadeira hidráulica R 964 C foi substituído permitindo um alcance de 12,65 metros para operação no desassoreamento de canais

Bacias de rejeitos são comuns em minerações e são parte do processo de beneficiamento do minério de ferro. A conexão entre o local da retirada da água do minério e a bacia é feita através de canais, que precisam ser limpos constantemente devido ao assoreamento frequente. Escavadeiras de apoio (ou infra) - chamadas assim por não trabalharem no processo produtivo direto -, destinadas à limpeza dos canais, estão sujeitas aos riscos que a instabilidade do terreno proporciona – local muito úmido e irregular. Por este motivo, os equipamentos que operam nestas condições devem ficar o mais distante possível das margens do canal e a utilização de um implemento de longo alcance mostrou-se a solução para aumentar a segurança operacional.

A princípio a mineração trabalhava com escavadeiras menores, sendo elas terceirizadas (locação), em regime de dois turnos. Para tornar a atividade menos custosa, a equipe técnica da Liebherr foi chamada para avaliar a operação. Detentora da maior frota de R 964 C do Brasil, a mineração destinou uma dessas máquinas, que já tinha mais de 10.000 horas de operação, para o teste: o implemento original foi completamente substituído por um novo, passando de um alcance de escavação de 7,30 metros de profundidade para 12,65 metros com o novo implemento. Para melhorar a estabilidade da máquina, foi adicionado um contrapeso HD, 3,5 toneladas mais pesado que o padrão, e a caçamba foi substituída, passando dos originais 4,0 m³, para operação com minério, para 1,65 m³. Todo o processo foi homologado e acompanhado por engenheiros da Liebherr.

Caçamba menor, de 1,65m³ com furos e contrapeso adicional deram mais estabilidade e segurança à operação

Caçamba menor, de 1,65m³ com furos e contrapeso adicional deram mais estabilidade e segurança à operação

Com a substituição e com um investimento pequeno, a mineração passou a operar a própria frota em regime de um turno, mantendo resultados operacionais semelhantes ao regime anterior e ainda eliminando a necessidade de locação de máquinas para movimentação de subprodutos.

Ajustes e modificações nas máquinas – usadas ou novas – para aplicações especiais é mais um dos serviços que a Liebherr oferece aos seus clientes. Profissionais altamente capacitados, em cooperação próxima com as áreas de engenharia da Alemanha e da França, podem oferecer soluções adequadas para cada aplicação, garantindo máxima produtividade e durabilidade dos equipamentos.