23.09.2016
AB Areias otimiza produção com R 944 C da Liebherr

  • Escavadeira da classe de 40 toneladas
  • Braço mais longo, com 4,10m
  • Operação na mina de extração de areia

AB Areias adquire escavadeiras da classe de 40 toneladas da Liebherr para otimizar sua produção. Configuradas para maior alcance, com braço adaptado para a operação na lavra da AB Areias, as escavadeiras R 944 C da Liebherr melhoram o processo produtivo, uma vez que aumentam a produção com menos movimentação da moega.

AB Areias adquire suas primeiras escavadeiras Liebherr, duas R 944 C, da classe de 40 toneladas.

AB Areias adquire suas primeiras escavadeiras Liebherr, duas R 944 C, da classe de 40 toneladas.

Localizada em Pindamonhangaba (SP), a AB Areias é uma das maiores empresas de extração de areia do estado e é para onde as escavadeiras foram destinadas. Com bancadas de extração que variam de 2,5 metros até 15 metros de altura, a lavra já utilizava escavadeiras de 32 toneladas no carregamento das esteiras transportadoras, cuja produção é limitada a 450 toneladas/hora, de modo que tais escavadeiras eram capazes de suprir a produção. No entanto, o grande desafio do projeto era otimizar a produção da AB Areias com a redução da movimentação da moega, que pesa 6,5 toneladas, aumentando a segurança da operação e melhorando a performance da mina como um todo.

A solução encontrada foi a adaptação de uma escavadeira da classe de 40 toneladas, com a utilização de um braço mais longo, de 4,10 metros. Dessa forma, o raio de operação da escavadeira foi aumentado, resultando no aumento da produtividade e na redução da necessidade de deslocamentos da moega, levando a uma considerável redução do custo operacional geral.

Escavadeiras R 944 C da Liebherr foram adaptadas com braços mais longos para aumentar o raio de operação e reduzir a necessidade de movimentação da moega da AB Areias, resultando numa melhoria operacional da lavra.

Escavadeiras R 944 C da Liebherr foram adaptadas com braços mais longos para aumentar o raio de operação e reduzir a necessidade de movimentação da moega da AB Areias, resultando numa melhoria operacional da lavra.

Além de melhorar a configuração operacional da mina, as R 944 C da Liebherr têm apresentado ótimos resultados quanto à performance, com ciclos de trabalho mais rápidos, favorecidos pela bomba de giro independente, pelo sistema de regeneração da lança e pela caçamba de 2,6 m³. O consumo de combustível também foi reduzido: o motor Diesel Liebherr de 258 HP, cumpre com as atuais normas de emissões brasileira Proconve MAR-I e apresenta consumo médio de 25,90 litros/hora neste regime de operação.

As escavadeiras da classe de 40 toneladas da Liebherr têm o maior peso operacional e caçamba da categoria. A largura máxima do equipamento é de 3.182 mm, o que não compromete o transporte da máquina pelas vias públicas. As R 944 C contam com sistema de regeneração de energia na lança – que permite a descida da lança sem a necessidade de pressão da bomba, aumentando a eficiência energética e a velocidade neste movimento. Os componentes estruturais do implemento são produzidos com aço fundido de alta resistência, aumentando sua vida útil.

Essas foram as primeiras aquisições de escavadeiras Liebherr pela AB Areias, mas a empresa já era cliente da Liebherr na linha de pás-carregadeiras, sendo que o grupo AB Areias possui uma frota total de nove pás-carregadeiras Liebherr de portes variados.