30.03.2016
Novas escavadeiras hidráulicas Liebherr de 60 toneladas já operam com sucesso no Brasil

  • Nova escavadeira de 60 toneladas produzida no Brasil atinge altos índices de produtividade
  • Escavadeira adequada para operações em grandes pedreiras
  • Escavadeiras Liebherr oferecem excelente relação produção/consumo

As novas escavadeiras de 60 toneladas, R 954 C SME (Super Mass Excavation), lançadas em junho de 2015 pela Liebherr Brasil Ltda. já estão em operação e apresentam altos índices de produtividade. Quatro máquinas já operam em pedreiras de alta produção na grande São Paulo.

O implemento da escavadeira sobre esteiras está configurado para atingir a maior produção possível nos trabalhos de escavação: a lança de 6,70 metros SME e o braço de 2,35 metros SME permitem o uso de uma caçamba de 3,7m³ HD.

O implemento da escavadeira sobre esteiras está configurado para atingir a maior produção possível nos trabalhos de escavação: a lança de 6,70 metros SME e o braço de 2,35 metros SME permitem o uso de uma caçamba de 3,7m³ HD.

As duas primeiras escavadeiras R 954 C SME fabricadas pela Liebherr Brasil, em Guaratinguetá (SP) foram entregues à pedreira Riuma, localizada na região do Jaraguá (SP). As máquinas estão em operação desde julho e setembro de 2015 e vem apresentando resultados ainda melhores que os esperados. A pedreira com mais de 50 anos, tem a produção de agregados para a construção civil como atividade principal, e tem capacidade produtiva de 800 toneladas/hora. As novas escavadeiras de 60 toneladas chegaram para cumprir sua missão: melhorar a relação custo/produção da pedreira.

Segundo Pedreira Riuma, a estrutura das escavadeiras sobre esteiras Liebherr R 954 C SME é totalmente adequada para a operação: “Um dos maiores desafios da nova máquina é superar, na nossa operação, outro equipamento da própria Liebherr e, pelo que conseguimos medir até agora, a relação produção versus consumo está muito boa e a disponibilidade da máquina é ótima”, afirma Roberto Iudice, sócio proprietário da Riuma.

A nova escavadeira de 60 toneladas é equipada com um carro inferior S-HD (Super Heavy Duty), correntes classe D8K, mesmas das escavadeiras Liebherr R 964 C/ R 966, sapatas padrão de 600 mm com garra dupla, roletes superiores bi-apoiados, roda motriz com dentes duplos e guias de esteiras. Com 10 toneladas a menos que a próxima classe de escavadeiras Liebherr, R 964 C / R 966, tem ciclos de operação mais rápidos e que somados ao menor consumo de combustível garantem a melhor relação custo/produção. Na operação da Riuma, os caminhões de 40 toneladas, são carregados com oito ciclos em média, e, segundo a pedreira, a taxa de enchimento do caminhão está significativamente superior à taxa obtida com os outros equipamentos, devido ao excelente dimensionamento de implemento e caçamba, adequados aos caminhões utilizados.

A Riuma trabalha de forma bastante sistemática quando se trata de análises de resultados, envolvendo estudos completos de custos, produção, adequação com demais máquinas que operam no local e também o atendimento pós-vendas. A pedreira busca trabalhar com a fidelização de parceiros, procurando manter uma relação estreita com fornecedores e garantindo um atendimento de pós-vendas rápido e eficaz. Esse é outro ponto que fez a empresa optar por continuar a parceria com a Liebherr.

A Pedreira Basalto também está satisfeita com os resultados apresentados pela R 954 C SME que opera desde novembro na pedreira localizada em Itapecerica da Serra, em São Paulo. Segundo o Sr. Darcy Braga, diretor da pedreira, o equipamento foi lançado no momento certo e o preço competitivo, juntamente com o atendimento de pós-vendas prestado pela Liebherr nas outras máquinas que já compunham a frota da Basalto, foram algumas das motivações para a compra da nova escavadeira. “A máquina R 954 C SME tem atendido nossa necessidade. Ela é robusta e a disponibilidade está muito boa. De modo geral, posso dizer que o desempenho da máquina vem melhorando cada vez mais”, afirma o Sr. Darcy.

A última unidade da mais nova escavadeira produzida na fábrica da Liebherr em Guaratinguetá foi entregue no mês de novembro para a Geocal, outra grande pedreira estabelecida na região de Santana do Parnaíba, também na região metropolitana de São Paulo. Com alta produção mensal de calcário e brita, a pedreira conta com uma frota quase completamente formada por equipamentos Liebherr.

A R 954 C SME é equipada com motor diesel Liebherr de seis cilindros em linha. Esse motor entrega uma potência de 240 kW / 326 HP e atende as normas de emissão estágio IIIA.

A R 954 C SME é equipada com motor diesel Liebherr de seis cilindros em linha. Esse motor entrega uma potência de 240 kW / 326 HP e atende as normas de emissão estágio IIIA.

Nova escavadeira de 60 toneladas

A R 954 C SME é equipada com motor diesel Liebherr de seis cilindros em linha. Esse motor entrega uma potência de 240 kW / 326 HP e atende as normas de emissão estágio IIIA. O implemento da escavadeira sobre esteiras está configurado para atingir a maior produção possível nos trabalhos de escavação: a lança de 6,70 metros SME e o braço de 2,35 metros SME permitem o uso de uma caçamba de 3,7m³ HD.

A Liebherr agora oferece duas versões da R 954 C: a versão padrão, com peso operacional de aproximadamente 50 toneladas e a R 954 C SME, com peso operacional de aproximadamente 60 toneladas. O peso operacional adicionado na versão SME vem principalmente do carro inferior mais robusto, do contrapeso HD e dos implementos SME.

A Liebherr desenhou os implementos SME exclusivamente para esta máquina. Cilindros hidráulicos maiores foram inseridos na escavadeira. Além disso, a Liebherr reforçou as estruturas superiores do equipamento, que estão sujeitas a maiores estresses, com aço fundido de alta resistência. Isso aumenta a confiabilidade do equipamento como um todo.

Comparada com a versão padrão R 954 C, a nova escavadeira permite um aumento em 29% a força de escavação (braço) e em 11% a força de arrancamento (caçamba). Essa configuração melhora a performance e a relação economia por tonelada produzida.

A lubrificação centralizada automática de série garante uma maior eficiência na lubrificação do equipamento. Além disso, com este carro inferior, a altura livre do solo é maior, minimizando os impactos de pedras na parte inferior.

A Liebherr R 954 C SME é uma excelente opção para clientes que possuem equipamentos de 50 toneladas e pensam em aumentar sua produção, sem aumentar o custo operacional. E também para clientes que possuem uma escavadeira de 70 toneladas e desejam substituir por um modelo da classe inferior para otimizar os custos, sem variação significativa à sua produção. Com essa nova máquina, a Liebherr oferecerá ao cliente a escolha pelo equipamento que melhor se adeque às condições de sua operação.

Voltar para todas as notícias

Downloads

Contato

Tatiana  Bielefeld

Marketing

Liebherr Brasil Ltda.

Rua Dr. Hans Liebherr, 1 Vila Bela

12522-635 Guaratinguetá-SP

Brazil

  • Phone+55 12 2131 4640