25.08.2016
A Liebherr expande sua produção de componentes para aerogeradores no Brasil

  • Agora a Liebherr produz rolamentos de grande diâmetro para a angulação das pás e de orientação da nacele também em Guaratinguetá
  • Foco na proximidade com os clientes da indústria eólica no Brasil
  • Mais expansões da produção até 2021

O Grupo Liebherr abre uma nova planta de produção para rolamentos de grande diâmetro em Guaratinguetá (Brasil). O primeiro componente fabricado foi entregue para um cliente local da indústria eólica em agosto de 2016. Com a nova planta, a divisão de Componentes do Grupo Liebherr estende sua atuação, que até então contava com duas fábricas, uma em Biberach, na Alemanha, e outra em Monterrey, no México.

O primeiro rolamento produzido em Guaratinguetá já foi entregue para o cliente

O primeiro rolamento produzido em Guaratinguetá já foi entregue para o cliente

O Grupo Liebherr está planejando ainda mais investimentos na expansão das linhas de produção de rolamentos de grande diâmetro, que podem ser utilizados como componentes principais de angulação das pás e orientação da nacele dos aerogeradores. Com uma área adicional de 6.000 m² na fábrica de Guaratinguetá, a Liebherr estende a rede internacional de produção de componentes. “Nós mantemos cooperação próxima com nossos clientes e parceiros de negócio. Dessa forma, nós buscamos proximidade com os principais fabricantes de aerogeradores, também em Guaratinguetá”, afirma Oliver Wennheller, gerente de vendas para rolamentos de grande diâmetro e indústria eólica, da Liebherr-Components AG. “Ao mesmo tempo, nós vemos grande potencial de desenvolvimento do mercado sul-americano também em outros setores do mercado”, continua.

Expertise técnica e o estado-da-arte em tecnologia em Guaratinguetá

O moderno parque de máquinas já existente, bem como a extensa expertise dos colaboradores da Liebherr Brasil Ltda. garante alta qualidade dos componentes fabricados em Guaratinguetá. Todos os colaboradores envolvidos na produção dos componentes da planta foram instruídos e treinados para seguirem os padrões já existentes, nas fábricas da Liebherr de Biberach e de Monterrey. O maquinário utilizado no processo de fabricação vai desde a usinagem até têmpera por indução das pistas dos rolamentos, passando por máquinas Liebherr geradoras de dentes até o tratamento de superfície. A produção foi iniciada com uma série de qualificações do produto, para que os rolamentos de grande diâmetro fossem entregues aos clientes já no início desse segundo semestre.

Os rolamentos de grande diâmetro medindo até 4.500 mm são especialmente desenvolvidos para o uso em aerogeradores para a ajustagem tanto das pás quanto da orientação da nacele. “Nós teremos o mesmo padrão de qualidade no Brasil que os rolamentos de grande diâmetro produzidos na Alemanha e no México”, afirma Karl Glaser, gerente da unidade de negócios de rolamentos de grande diâmetro da Liebherr-Components Biberach GmbH. “Nesse sentido, nós garantimos confiabilidade e eficiência dos rolamentos durante todo seu ciclo de vida”.

A Liebherr agora também produz rolamentos de grande diâmetro na sua planta no Brasil, que foi fundada em 1974

A Liebherr agora também produz rolamentos de grande diâmetro na sua planta no Brasil, que foi fundada em 1974

A Liebherr em Guaratinguetá 1974

Em Guaratinguetá, o Grupo Liebherr possui duas fábricas: A Liebherr Brasil Ltda., fundada em 1974, responsável pela produção de escavadeiras, pás-carregadeiras, guindastes de torre, equipamentos de tecnologia de concreto como centrais dosadoras de concreto e betoneiras, além de guindastes offshore e, agora, componentes. A Liebherr Brasil Ltda. ainda é responsável pelas vendas e pós-vendas de equipamentos das demais divisões do Grupo Liebherr, como Guindastes Móveis sobre Esteiras e Pneus, Mineração, Tecnologia de Corte de Engrenagens e Automação e Refrigeradores, Freezers e Adegas. A Liebherr-Aerospace Brasil Ltda. é especialista em usinagem de precisão, tratamento de superfícies e montagem de componentes sofisticados para sistemas de controle de voo e atuação, sistemas de gerenciamento de ar e sistemas de trem de pouso para a indústria aeronáutica.